terça-feira, 8 de maio de 2012

A PINTURA ACADÊMICA NO BRASIL

A PINTURA ACADÊMICA NO BRASIL





Pedro Américo de Figueiredo e Melo (1834-1905) nasceu em Areias, Estado da Paraíba. Em 1854 passou a morar no Rio de Janeiro, onde frequentou o Colégio Pedro II e depois a Academia de Belas-Artes no Rio de Janeiro. Entre os anos de 1869 e 1864 estudou na Escola de Belas-Artes de Paris, sob o patrocínio de D. Pedro .
Sua pintura abrange temas bíblicos e históricos, mas também realizou importantes retratos como o de D. Pedro II na Abertura da Assembleia Geral.
Entre os quadros históricos mais famosos estão “Batalha do Avaí” e “O Grito do Ipiranga”.
Vítor Meireles de Lima (1832-1903) nasceu na cidade de Desterro, hoje, Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina. Ainda jovem foi para o Rio de Janeiro onde se matriculou na Academia de Belas-Artes. Nessa escola, obteve como prêmio uma viagem pela Europa. Esteve em Havre, depois em Paris, Roma e Veneza.
Em 1861, produziu em Paris sua obra mais conhecida, “A Primeira Missa do Brasil”. No ano seguinte, já no Brasil, pintou “Moema”, obra baseada no poema “Caramuru” de Santa Rita Durão.
Os temas preferidos de Vítor  Meireles eram os históricos “Juramento da Princesa Isabel”, os bíblicos “Flagelação de Cristo” e os retratos “Imperatriz Tereza Cristina” e “Pedro II”.






















                                                                                                Fonte - Graça Proença


Nenhum comentário:

Postar um comentário