Arte Românica
Arte Românica
Arte românica é o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII, durante o período da história
da arte comumente
conhecido como "românico". O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo pela Europa e foi o primeiro depois da queda do Império Romano a apresentar características comuns em
várias regiões.
Foi nas igrejas que o
estilo românico se desenvolveu em toda a sua plenitude. Suas formas básicas são
facilmente identificáveis:a fachada é formada por um corpo cúbico
central, com duas torres de vários pavimentos nas laterais, finalizadas por
tetos em coifa. Um ou dois transeptos, ladeados por suas fachadas
correspondentes, cruzam a nave principal. Frisos de arcada de meio ponto
estendem-se sobre a parede, dividindo as plantas
A escultura românica desenvolve-se
nos relevos de pórticos e arcadas com uma exuberância inesperada e em perfeito
contraste com as pesadas formas arquitetônicas. A fusão das formas orientais de
Bizâncio com as romanas antigas resulta numa estatuária de caráter ornamental.
O espaço em branco dos frisos, capitéis
e pórticos é coberto por uma profusão de figuras apresentadas de frente e com
as costas grudadas na parede.
O corpo desaparece sob as inúmeras
camadas de dobras angulosas e afiladas das vestes. As figuras humanas se
alternam com as de animais fantásticos, mais condizentes com a iconografia do
Oriente Médio do que com a do cristianismo. No entanto, a temática das cenas
representadas é religiosa. Isso se deve ao fato de que os relevos, além de
decorar a fachada, tinham uma função didática, já que eram organizados em
faixas, lidas da direita para a esquerda.
Originalmente, as naves das igrejas
românicas eram decoradas com pinturas murais de uma policromia
intensa e perfeitamente harmonizadas com a arquitetura.
Seus desenhos iam das formas da antiga pintura romana
aos ícones bizantinos, ocupando naves e absides. Os temas mais freqüentes
abordavam cenas retiradas do Antigo e do Novo Testamento e da vida de santos e
mártires, repletas de sugestões de exemplos edificantes.
Para desenvolver esse tipo de pintura mural,
os artistas do românico em geral recorreram às técnicas da pintura do
afresco, misturando a tinta com água de cola ou com cera. Por outro lado, é
preciso mencionar também o trabalho que se fazia então de iluminura de Bíblias
e obras manuscritas. Cada vez mais sofisticado, ele evoluía paralelamente à pintura
formal, tanto em termos de estilo quanto de desenvolvimento da técnica
pictórica.
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