segunda-feira, 21 de maio de 2012

A ARTE GÓTICA












            A Arte Gótica –
                                          Enquanto a Arte Românica se desenvolvia, o mundo medieval começava a passar por mudanças. O comércio, que se restringia à troca de mercadorias entre os habitantes dos feudos, expandiu-se e passou a ser o fundamento da economia a partir do Século XI.
Os comerciantes formavam associações e organizavam caravanas, levando seus produtos de uma cidade a outra para serem vendidas em praças e feiras.Muitas cidades, entre elas Veneza, Gênova, Barcelona e Marselha, transformaram-se em grandes centros comerciais, deslocando assim a vida social, antes centrada no campo, para a cidade  o que contribuiu para o aparecimento de uma nova classe social, a burguesia.
No início do XII, a arquitetura românica ainda predominava, porém começam a surgir as primeiras mudanças que conduzirão  a uma revolução profunda na arte de projetar e construir grandes edifícios

A Arquitetura Gótica -
No Século XVI, de modo depreciativo, essa nova arquitetura foi chamada de gótica pelos estudiosos, pois relacionavam esse novo estilo aos “godos”, povo bárbaro de origem germânica que invadiu o Império Romano e causou muitas destruições. Com o passar do tempo, o nome Gótico ficou definitivamente relacionado à arquitetura de arcos ogivais.
Na Arte Gótica, as igrejas perdem aquele ar de fortaleza e começa a se elevar. O homem olha para o céu e tudo se abre em vitrais. Tanto na escultura como na pintura, as imagens se alongam, se afinam .
O estilo Gótico foi na realidade um aprofundamento dos elementos básicos do Românico, principalmente no que diz respeito a verticalidade.
O Gótico se originou na França e se espalhou por várias regiões. A primeira manifestação Gótica ocorreu ao norte de Paris com a reconstrução da Abadia de “Saint-Denis”(1140-1144)
Algumas características das construções Góticas:
-          A fachada – A igreja gótica apresenta três portais. No portal central há uma rosácea (vitral circular), presente em quase todas as igrejas construídas entre os Séculos XII e XIV.
-          Os arcos – O arco ogival, que apresenta uma quebra em sua parte superior, possibilitou a construção de igrejas mais altas, acentuando a impressão de verticalidade.
-          As abóbadas – A utilização de arcos ogivais permitiu a construção de abóbadas de nervuras nas igrejas góticas, substituindo, assim, as abóbadas de berço e de arestas usadas na arquitetura românica.
-          Os pilares – Nas igrejas góticas, as abóbadas eram apoiadas nos pilares ou colunas de sustentação. Com a utilização desse novo tipo de apoio, as grossas paredes e pequenas janelas da arquitetura românica desapareceram e deram lugar a paredes mais leves e grandes vitrais, que proporcionaram uma iluminação peculiar à igreja gótica.
Entre os Séculos XII e XIV, foi construída a  “Catedral de Notre Dame de Chrartres”, onde  seu portal principal conhecido como Portal Régio, foi considerado como um dos mais belos conjuntos escultóricos do mundo.No Século XIII, no ano de 1194, um forte incêndio destruiu grande parte da cidade, inclusive quase toda a catedral.Da imensa igreja só restou a fachada oeste onde fica o Portal Régio.
Os vitrais das igrejas góticas são o esplendor desse tipo de construção e são o que mais chama a atenção dos visitantes, com seua azuis intensos e vermelhos brilhantes.
As últimas expressões da Arquitetura Gótica datam do Século IX e XV.Nos edifícios dessa época, o elemento que desperta mais interesse são as abóbadas trabalhadas com um traçado de nervuras

A Escultura – Assim como a Escultura Românica, também a Gótica estava ligada à Arquitetura. As figuras eram geralmente esculpidas de forma isolada, ao contrário das românicas, aglomeradas e entrelaçadas.
As imagens fantasiosas e desproporcionais do estilo românico foram substituídas por figuras mais realistas que retratavam os valores mais importantes daquela época. Elas eram mais eretas e acompanhavam a verticalidade da arquitetura Gótica. Contudo, o tema principal continuou sendo o religioso.
Nos tímpanos dos portais, nos umbrais ou no interior das grandes igrejas, os trabalhos de escultura enriqueceram artisticamente as construções e documentaram, na pedra, os aspectos da vida humana que as pessoas mais valorizavam na época.
Alguns exemplos de esculturas que ornamentaram a arquitetura – “O Cavaleiro”, data de 1235 aproximadamente e está na Catedral  de Banberg e a “Nobre Uta”, cuja realização é posterior a 1249 e está na Catedral de Naumburg.
No Século XIII, encontramos algumas obras de escultura com autor identificado. É o caso, pó exemplo, dos trabalhos escultóricos de Giovanni Pisano, um artista italiano.

Os Manuscritos Ilustrados – Também denominados iluminuras, eram feitos em várias etapas e dependiam do trabalho de várias pessoas. No final eram decorados com ouro , prata e outros metais preciosos.

A Pintura Gótica – Em relação à arquitetura e à escultura, a Pintura Gótica teve seu nascimento tardio. As primeiras configurações góticas se deram no Século XIII e predominaram até o Século XV. As principais características da pintura Gótica foram:
Profundidade -  Diferentemente da pintura  românica, onde as cenas aconteciam num único plano, a pintura Gótica procura dar  algum movimento às figuras através da postura dos corpos e das paisagens de fundo. Porém, a ilusão de profundidade só se realizou plenamente no movimento que procedeu o Gótico: o Renascimento.

Realismo – As figuras são representadas de forma mais detalhada e realista.O artista tenta reproduzir os seres exatamente como eles são. Contudo, isso só foi possível no Renascimento através dos estudos de anatomia, quando a dissecação de cadáveres foi permitida, antes proibida pela igreja.

A procura do realismo na representação dos seres e a profundidade são características  das obras de alguns artistas italianos e flamengos que prenumciaram o Renascimento. Dentre eles: Ambrigiotto Bondone (1267-1337). Conhecido como Giotto, suas obras mostram figuras de santos com aparência de homens comuns, que é o resultado das transformações sociais e econômicas da época em que viveu. Grande parte de suas obras são afrescos que decoraram várias igrejas italianas.
Jan Van Eyck (1390-1441). Nascido na Bélgica, Van Eyck aperfeiçoou a técnica de pintura à óleo e conseguiu reproduzir com nitidez  as gradações de tons e cores, dando a ilusão de luz solar em suas pinturas. Suas obras se destacam pela riqueza de detalhes e cores fortes.
Em 1426, Van Eyck e seu irmão Hubert Van Eyck (1366-1426) fizeram um gigantesco retábulo , dois painéis que se sobrepõem, podendo ser abertos durante cerimônias religiosas, para a igreja de São Bavão, em Grand, na Bélgica.
Entre todos os pintores da época, o mais importante foi Giovanni Gualteri, conhecido como Cimabue, no Século XIII.O artista procura dar algum movimento à figura dos anjos e santos através das posturas dos corpos e do drapeado das roupas.Entretanto, não consegue realizar plenamente a ilusão  da profundidade do espaço.
Suas obras mais importantes foram feitas para a igreja de São Francisco, em Assis na Itália, mas existem pinturas de Cimabue em diferentes museus e igrejas daquele país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário