sexta-feira, 15 de março de 2013

GRAFITAGEM X PICHAÇÃO


         GRAFITAGEM X PICHAÇÃO

     Experimente perguntar a um grafiteiro o que ele pensa sobre pichação ou sobre o pichador?
         Certamente, no meio de sua resposta, haverá uma afirmação semelhante a esta: “grafite é arte, pichação é lixo”. E é verdade, não é à toa que normalmente, chamamos de grafite a pintura na parede com intenção artística e de pichação, a pintura na parede que simplesmente depreda, destrói. Mas a diferença não é só esta.
         O grafiteiro normalmente tem ordem do proprietário da “parede” para fazer a pintura, pois o que ele faz embeleza a cidade, já o pichador pinta de forma desordenada, destrói o patrimônio alheio e torna o aspecto da cidade sujo, feio e perigoso.
         É por isto que não devemos chamar o grafiteiro de pichador. Então, não faça lixo, faça Arte e torne sua cidade cada vez mais gostosa de se viver e se visitar. Aliás, depredar o patrimônio alheio, seja público ou privado, é crime previsto no Código Penal Brasileiro.

·          Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia. Pena: detenção de 1(um) a 6(seis) meses, ou multa. (Código Penal Brasileiro Decreto- Lei nº 2848 de 07 de dezembro de 1974, Título II, Capítulo IV: do Dano Art. 163).




Você sabe quais são as modalidades do grafite?


Grafite 3D: é aquele que passa a idéia de profundidade sem precisar de contorno. Para esta modalidade o grafiteiro ou “writer” precisa ter uma técnica bastante apurada e destreza na combinação de cores e de formas.
WildStyle: usa letras distorcidas, em forma de setas que praticamente cobrem o desenho.
Bomber: nesta modalidade o grafiteiro usa letras gordas e arredondadas que parecem ter vida. Para elas são utilizadas normalmente duas ou três cores.
Letras Grafitadas: são as letras que representam a assinatura do grupo. Normalmente incorporam as técnicas do grafite à pichação.
Grafite com máscaras e spray: o artista usa a máscara como um molde para o desenho que vai ser feito com spray. Esta técnica facilita a rápida execução ou disseminação do desenho ou marca desejada.
Grafite Artístico ou Livre Figuração: neste estilo valem todas as técnicas para fazer personagens de histórias em quadrinhos, caricaturas, desenhos realistas e também abstratos.
Abaixo, alguns grafites pelo mundo.




























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário