O QUE É ARTE?
Antes de respondermos a essa pergunta, vejamos a opinião de alguns artistas:
“Será Arte tudo o que eu disser que é Arte” (Marcel Duchamp).
“A Arte é uma mentira que nos permite dizer a verdade” (Pablo Picasso).
“A Arte não reproduz o visível, torna visível” (Paul Klee).
“A Arte não tem nada a ver com o gosto, não há nada que o prove”
(Marx Ernst).
“A beleza perece na vida, porém na Arte é imortal” (Leonardo Da Vinci).
“A fantasia, isolada da razão, só produz monstros impossíveis. Unida a
ela, ao contrário, é a mãe da Arte e fonte de seus desejos” (Francisco de Goya).
“Enquanto a ciência tranqüiliza, a Arte perturba” (George Braque).
A arte é tão antiga quanto o próprio homem e muito se tem escrito para definir sua importância na formação humana e explicitar o valor da sua influência no comportamento humano e na sociedade.
A palavra arte vem do latim “ars” e corresponde ao termo grego “techne”, técnica, significando o que é ordenado ou toda espécie da atividade humana submetida a regras.
Arte é o movimento na dialética da relação homem-mundo. Criação humana com valores estéticos que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e sua cultura. É o modo de conhecimento que insere o homem no mundo. O homem cria objetos a partir da sua interpretação sobre esse mundo, através de suas experiências, desejos, imaginação e sentimentos.
POR QUE ESTUDAMOS ARTE?
Além de situar historicamente a produção artística, compreendendo-a no contexto em que está inserida, é preciso destacar as razões que nos levam a estudá-la.
“Habitamos um mundo que vem trocando sua paisagem natural por um cenário criado pelo homem, pelo qual circulam pessoas, produtos, informações e principalmente imagens. Se temos que conviver diariamente com essa produção infinita, melhor será aprendermos a avaliar esta paisagem, sua função, sua forma e seu conteúdo, o que exige o uso de nossa sensibilidade estética. Só assim poderemos deixar de ser observadores passivos para nos tornarmos espectadores críticos, participantes e exigentes.”
(COSTA, 1999, p. 09)
Pela arte, então, o ser humano torna-se consciente da sua existência individual e social, ele se percebe e se interroga, sendo levado a interpretar o mundo e a si mesmo.
E nas aulas de Arte, como estas questões serão abordadas e desenvolvidas?
Na disciplina de Arte, trabalharemos com:
Os conhecimentos que foram historicamente construídos, bem como o conhecimento que trazemos conosco, sendo este um momento em que a racionalidade opera de forma mais intensa.
Percepção e apropriação, isto é, a familiarização com as diversas formas de produção artística.
O trabalho artístico, o fazer, que é o momento do exercício da imaginação e criação, sendo este o instante no qual a sensibilidade opera de forma mais intensa.
O acesso que temos à arte e ao seu conhecimento possibilita tornarmo - nos mais críticos e conscientes em relação ao mundo, pois passamos a compreendê-la e a percebê-la, não só como parte da realidade humano-social, mas como algo que transcende essa realidade.
Devemos, antes de mais nada, saber que a arte é conhecimento. A arte é uma das primeiras manifestações da humanidade como forma do ser humano marcar sua presença criando objetos e formas (pintura nas cavernas, templos religiosos, roupas, quadros, filmes etc.) que representam sua vivência no mundo, comunicando e expressando suas idéias, sentimentos e sensações para os outros. Desta maneira, quando o ser humano faz arte, ele cria um objeto artístico que não precisa nos mostrar exatamente como as coisas são no mundo natural ou vivido e sim, como as coisas podem ser, de acordo com a sua visão. A função da arte e o seu valor, portanto, não estão no retrato fiel da realidade, mas sim, na representação simbólica do mundo humano.
Para existir a arte são precisos três elementos: o artista, o observador e a obra de
arte.
A FUNÇÃO DA ARTE
Ao longo da história da arte podemos distinguir três funções principais para a arte – a pragmática ou utilitária, a naturalista e a formalista. A arte serve como meio para se alcançar um fim não-artístico, não sendo valorizada por si mesma, mas pela sua finalidade.
. Função pragmática ou utilitária: segundo este ponto de vista a arte pode estar a serviço para finalidades pedagógicas, religiosas, políticas ou sociais. Não interessa aqui se a obra tem ou não qualidade estética, mas se a obra cumpre seu papel moral de atingir a finalidade a que ela se prestou. Uma cultura pode ser chamada pragmática quando o comportamento, a produção intelectual ou artística de um povo são determinados por sua utilidade.
• Função naturalista: o que interessa é a representação da realidade ou da imaginação o mais natural possível para que o conteúdo possa ser identificado e compreendido pelo observador. A obra de arte naturalista mostra uma realidade que está fora dela retratando objetos, pessoas ou lugares. Para a função naturalista o que importa é a correta representação (perfeição da técnica) para que possamos reconhecer a imagem retratada; a qualidade de representar o assunto por inteiro; e o vigor, isto é, o poder de transmitir de maneira convincente o assunto para o observador.
• Função formalista: atribui maior qualidade na forma de apresentação da obra preocupando-se com seus significados e motivos estéticos. A função formalista trabalha com os princípios que determinam a organização da imagem – os elementos e a composição da imagem. Com o formalismo nas obras, o estudo e entendimento da arte passaram a ter um caráter menos ligado às duas funções anteriores importando-se mais em transmitir e expressar idéias e emoções através de objetos artísticos. Foi só a partir do séc. XX que a função formalista predominou nas produções artísticas através da arte moderna, com novas propostas de criação. O conceito de arte que temos hoje em dia é derivado desta função.
O VALOR DA ARTE
Dentre os possíveis e variados conceitos que a arte pode ter podemos sintetizá-los do seguinte modo – a arte é uma experiência humana de conhecimento estético que transmite e expressa idéias e emoções na forma de um objeto artístico (desenho, pintura, escultura, arquitetura etc.) e que possui em si o seu próprio valor. Portanto, para apreciarmos a arte é necessário, como vimos, aprender sobre ela. Aprender a observar, a analisar, a refletir, a criticar e a emitir opiniões fundamentadas sobre gostos, estilos, materiais e modos diferentes de fazer arte.
Uma tela pintada na Europa no séc. XIX pode não ter o mesmo valor artístico para uma comunidade indígena ou para uma sociedade africana que conservem seus valores e tradições originais. Por que isso pode acontecer se a arte é universal?
Para esses grupos étnicos os significados da arte como a entendemos podem não ser os mesmos por não pertencerem ao contexto em que eles vivem.
Dependendo da época e do lugar em que foram feitas, cada uma, apresenta resultado diferente de acordo com o movimento ou período, isto é, dos fatos históricos, econômicos, culturais ou sociais envolvidos naquele momento. Ainda deverá ser considerado, para este construir e fazer, a compreensão do espaço e tempo envolvidos no momento desses fazeres.
Cada sociedade possui seus próprios valores morais, religiosos, artísticos entre outros. Isso forma o que chamamos de cultura de um povo. Mas uma cultura não fica isolada e sofre influências de outras, portanto, nenhuma cultura é estática e sim dinâmica e mutável. A arte, ao longo dos tempos, tem se manifestado de modos e finalidades diversas. Na Antiguidade, em diferentes lugares a arte era vislumbrada em manifestações e formas variadas – na Grécia, no Egito, na Índia, na Mesopotâmia.
Os grupos sociais vêem a arte de um modo diferente, cada qual segundo a sua função. Nas sociedades indígenas e africanas originais, por exemplo, a arte não era separada do convívio do dia-a-dia, mas presente nas vestimentas, nas pinturas, nos artefatos, na relação com o natural e o sobrenatural, onde cada membro da comunidade podia exercer uma função artística. Somente no séc. XX a arte foi reconhecida e valorizada por si, como objeto que possibilita uma experiência de conhecimento estético.
Arte é poder ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura,na pintura,no cinema, na dança, entre outras.
ResponderExcluirA arte é maravilhas.
ResponderExcluirAMMEI
ResponderExcluirMUITO BONITA ESSA ARTE
ResponderExcluirMaravilhosaaaaaaaaa
ResponderExcluirMuito bom arti
ResponderExcluirarte e burra
ResponderExcluirodeio arte isso e idiotice a leia kkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirarte boco
Gostei
ResponderExcluirArte lidar com emoções, ideia e cada obra de arte possui um significado único e diferente
ResponderExcluirArte lidar com as emoções, ideia e cada obra de arte possui um significado único é diferente. Arte tem o poder de ser representada através de várias formas ,em especial na música, nas esculturas ,na pintura ,no cinema ,na dança e entre outras !!
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