sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

GALO DA MADRUGADA

                    
Galo da Madrugada
                          O galo da madrugada surgiu da união de um grupo de amigos e famílias do Bairro de São José, comandados pelo baluarte Enéas Freire no dia 24 de Janeiro de 1978. Assim nascia o Galo da Madrugada, nas ruas estreitas e apertadas do bairro de São José, berço dos primeiros clubes e blocos carnavalescos do Recife. Naquele mesmo ano, no dia 04 de fevereiro de 1978, o Clube de Máscaras Galo da Madrugada, como era conhecido, saiu às ruas pela primeira vez: cerca de 75 “almas penadas” - primeira fantasia do Clube – percorreram as ruas do Bairro, com seus sacos de confetes e serpentinas e acompanhadas por uma orquestra de frevo composto por 22 músicos. Era o início do reinado de um fenômeno que não pararia mais de crescer...
Em 1994, entra no livro dos recordes, o Guinness Book onde o Galo da Madrugada foi considerado definitivamente  o maior bloco de carnaval do planeta, num carnaval que reuniu um milhão e meio de foliões. Em comemoração, a Prefeitura do Recife, cria em 1995, um gigantesco galo sobre as águas do Rio Capibaribe, tornando ainda mais belo o espetáculo carnavalesco recifense.
Em 2012, o Galo promete entrar mais uma vez na história, com um desfile que, ao homenagear o centenário do eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga, une duas das maiores manifestações culturais musicais de Pernambuco: o frevo e o baião. O Clube também lançou o seu primeiro concurso de música tema, no qual participaram doze concorrentes de peso da música pernambucana, entre eles os compositores Jota Michiles, Getúlio Cavalcante, Fernando Azedo, Nuca e Eriberto e os também cantores Ed Carlos e Nena Queiroga, entre outros mestres do frevo.

Passados já 34 anos de seu primeiro desfile, o Galo da Madrugada tem o orgulho de permanecer fiel às suas raízes: valorizar o ritmo pernambucano e mostrá-lo aos foliões dos quatro cantos, não mais apenas do Bairro de São José, do Recife, do Estado ou até do Brasil; mas, agora, de todo o planeta, que, pessoalmente ou à distância, se encantam ao ver a beleza e a magia da maior manifestação cultural do planeta, como que seduzidos pelo refrão: “Ei pessoal, vem moçada! Carnaval começa no Galo da Madrugada.


                                                                                                                       Fonte- site oficial do Galo

Nenhum comentário:

Postar um comentário