segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

PARANGOLÉ NO PARQUE

PARANGOLÉ NO PARQUE

                                                             O Parangolé

O Parangolé de Hélio Oiticica é uma invenção que surge em 1964. É um conjunto de estandartes, tendas ou capas que envolvem o corpo com camada de panos, lona, plásticos e outros materiais coloridos, sob re os quais, às vezes, se sobrepõem poemas.
Com os Parangolés, Oiticica propõe que o espectador seja parte da obra, não um observador distante. Ao "dançar" com o parangolé, as camadas de cores se revelam no movimento e o corpo se estende no ambiente. O ato se constrói de improviso gerando ações instáveis, dinâmicas e indetermináveis, como a vida.
O Parangolé é um marco na trajetória do artista para afirmar o abandono pelas categorias de pintura, escultura e objeto.
A palavra Parangolé, na gíria carioca, significa conversa fiada, palavreado, assunto, baile de ínfima classe, foi conhecida por Oiticica quando passava de ônibus na Praça da Bandeira e viu uma espécie de construção feita por um mendigo com paredes de barbante onde estava escrito num retalho: aqui é parangolé.
Com essas informações e fazendo uso das cores do arco-íris dos tecidos, os alunos do 8º Anos A/B participaram de uma bela apresentação desse jogo de movimentos, de cores e formas no Parque da Jaqueira. E o resultado foi este aqui exibido.

























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário