quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A CHEGADA DA FOTOGRAFIA NO BRASIL


A Chegada da Fotografia no Brasil

Desde seu nascimento, no século XIX, a fotografia - e os debates que a acompanham - revela uma tensão entre fotodocumentação e foto artística, e, mais claramente, a partir dos anos 1950, entre fotografia figurativa e abstrata.
 Oficialmente, consideram-se o ano de 1839 e os trabalhos de Daguerre como ponto de partida da história da fotografia no Brasil  e oficialmente também o invento de Daguerre chegou ao Brasil em 1840, trazido pelo abade Compte.
À fotografia como documento, opõe-se a idéia de fotografia como ramo das belas-artes, uma idéia já em discussão em fins do século XIX. As intervenções no registro fotográfico por meio de técnicas pictóricas foram amplamente realizadas numa tentativa de adaptar o meio às concepções clássicas de arte.
 Entre 1840 e 1860, o recurso fotográfico difunde-se pelo país. Os nomes de Victor Frond (1821 - 1881), Marc Ferrez (1843 - 1923), Augusto Malta (1864 - 1957), Militão Augusto de Azevedo (1837 - 1905) e José Christiano Júnior (18-- - 1902) se destacam como pioneiros da fotografia entre nós. O valor expressivo e também documental de suas obras, dedicadas ao registro de aspectos variados da sociedade brasileira da época - por exemplo, os escravos de Christiano Júnior, ou a paisagem urbana captada por Militão no Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo, 1862-1887 -, vêm atraindo a atenção de pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento.
A fotografia brasileira desenvolveu-se muito na passagem do século e esteve presente em várias exposições internacionais entre elas, em 1904, o fotógrafo brasileiro Valério Vieira participa de uma exposição internacional na qual expõe uma interessante fotomantagem ( Os Trinta Valérios) em que aparecem trinta figuras numa sala, todas com o rosto do próprio fotógrafo. Em 1908, Valério ganha o primeiro prêmio em uma Exposição no Rio de Janeiro com uma foto de doze metros onde retrata o Panorama da Cidade de São Paulo.









































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário