ALBERT ECKOUT
ALBERT ECKOUT
Pintor e
desenhista holandês nascido provavelmente em Gröningen, Países Baixos, trazidos
na comitiva do governador-general Johan Maurits, conde de Nassau-Siegen, o
Maurício de Nassau, que dividiu com Frans Post a tarefa de retratar o Brasil
para os europeus. Sobrinho do pintor Gheert Roeleffs, morava em Amsterdã
trabalhando como ilustrador quando foi convidado por Nassau, para integrar sua
expedição ao nordeste brasileiro. Permaneceu no Brasil (1637-1644),
especialmente no Recife, como membro de um ativo grupo de estudiosos da corte
de Nassau, desenvolvendo um trabalho de valor documental com desenhos e telas
essencialmente sobre frutas e flores e animais e índios, trabalho que continuou
em Gröningen, após sua volta à Holanda, ainda patrocinado por Nassau.
Com uma obra de
grande interesse descritivo, retratou os primeiros habitantes do país, entre os
quais mulatos, mamelucos e negros, sendo o quadro A dança dos tapuias,
considerado por muitos como sua obra-prima. Depois mudou-se para Amersfoort
(1648), cidade onde batizou seus três filhos, e morou em Sachsen, Dresden
(1653-1663), contratado por João Jorge II como pintor de sua corte, mas
vitimado pela malária adquirida em sua estada na América, voltou para sua
cidade natal onde morreu no ano seguinte.
Oito de seus
desenhos originais foram presenteados (1679) por Nassau ao rei Luís XIV da
França que, mais tarde (1687-1730), foram levados para a manufatura de
tapeçarias dos Gobelins, que os reproduziu na série peças denominados de Les
anciennes Indes, que se tornaram muito populares no século seguinte (O Masp
possui cinco tapeçarias, da primeira série, a Petites Indes).
Como pintor sua
obra totalizou oito representações, em tamanho natural, de habitantes locais e
uma série de doze naturezas-mortas com frutas tropicais, sendo que essa coleção
pertence ao Museu Nacional da Dinamarca, presente de Maurício de Nassau a seu
primo Frederico III, rei da Dinamarca (1654). D. Pedro II, imperador do Brasil,
encomendou cópias (1876) em escala menor de seus quadros que encontram-se no
Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no Rio de Janeiro.
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