IMPRESSIONISMO
O Movimento
Impressionista surgiu a partir da forma de pintar de Eduard Manet (1832-1883)
que, embora não sendo impressionista, revolucionou profundamente a pintura e deu
início às grandes tendências da arte do Século XX.
Os pintores
impressionistas perceberam que as cores da natureza se alteram de acordo com a
intensidade da luz solar que incide sobre elas. Eles geralmente pintavam ao ar
livre, para melhor observar os efeito da luz sobre as pessoas, os objetos e as
paisagens. Dessa forma, perceberam que podiam representar uma paisagem, não
como objetos individuais com cores próprias e sim como uma mistura de cores que
se combinam.
O artista
impressionista centrou-se sobretudo na paisagem e seu interesse voltou-se para
a natureza. Dessa forma deu poça importância aos temas sociais como havia feito
Courbet no realismo. Ao observar a natureza ao ar livre, o artista
impressionista expressava sua relação pessoal com ela e captava em sua tela a
primeira impressão percebida, a “sensação”. No impressionismo as figuras não
tinham contornos nítidos, pois as linhas de contorno não existem na natureza,
são abstrações usadas pelo homem para representar imagens.
A Pintura
Impressionista – A pintura impressionista é caracterizada principalmente pelas
suas pinceladas separadas que produzem a sensação de manchas sem contorno
quando observadas de perto. Porém, se a olharmos de longe, as pinceladas
organizam-se em nossa retina criando formas e luminosidade. Foi preciso alguns
anos para que o público descobrisse esse fato. Dessa maneira, para apreciar uma
pintura impressionista, é necessário recuar alguns metros e perceber que as
manchas sem contornos se organizam e ganham vida diante de nossos olhos.
Dentre os
pintores impressionistas podemos citar Monet, Renoir, Degas, Cézanne,
Piissarro, Sisley e Morisot, que participaram da exposição coletiva realizada
em Paris, em abril de 1874.
Claude
Monet (1840-1926), preocupava-se especialmente com a luz solar refletida nos
seres humanos e na natureza. O quadro Mulheres no Jardim, marcam o início dessa
fase em sua pintura. A partir daí, Monet entusiasma-se com a pintura ao ar
livre, que lhe permite recriar os efeitos da luz do sol diretamente da
natureza, como podemos ver em La Grenouillère e Impressão, Pôr do Sol. O melhor
exemplo dessa preocupação de Monet pelo registro do efeito da luz, pode ser
observado na série de quadros que pintou da catedral de Rouen. Tomando como
tema a fachada dessa construção gótica, o artista pintou-a em vários momentos
do dia, registrando assim, as diferentes impressões que o edifício lhe causava.
Foi esse encanto que sentia pela luz e a ousadia em representa-la tão
intensamente que o tornaram chefe dos impressionistas.
Pierre Auguste Renoir
(1841-1919), foi o pintor impressionista que ganhou maior popularidade e chegou
mesmo a ter o reconhecimento da crítica ainda em vida.Seus quadros manifestam
otimismo, alegria e a intensa movimentação da vida parisiense do fim do século
XIX. Exemplo disso é o famoso Baile no Moulin de La Galette, em que as pessoas
movimentam-se numa atmosfera feliz de cores e sorrisos.Na sua obra La
Grenouilliére, Renoir manifesta claramente sua adesão ao movimento
impressionista.Nessa tela, ele retrata uma cena segundo a impressão determinada
pela luz solar num momento efêmero de um dia alegre em que o princípio óptico
do impressionismo é observado.
Edgar Degas (1834-1917),
apesar de fazer parte dos impressionistas, teve impressões pessoais quanto as
suas obras.Foi pintor de poucas paisagens e valorizava o desenho e não apenas
as cores, que era a grande paixão dos impressionistas. Os ambientes de seus
quadros são interiores e a luz é artificial. Sua maior preocupação era flagrar
um instante da vida das pessoas, apreender um momento do movimento de um corpo
ou da expressão de um rosto. Exemplo disso são suas telas com bailarinas, tais
como Ensaio de Balé, No Palco, Quatro Bailarinas em Cena e O Ensaio.
A contribuição mais
importante de Degas para a pintura moderna é a angulação obíqua e o
enquadramento das cenas, com objetos e pessoas em primeiro plano, o que dá
maior profundidade à composição.
Leide
Jane M. Vasconcelos
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