terça-feira, 27 de novembro de 2012

FOTOGRAFIA - UM PASSEIO A IGARASSU E ITAMARACÁ

Igarassu e Itamaracá através do nosso olhar

No nosso estudo sobre a fotografia, a apreciação de fotos antigas desde a chegada da fotografia no Brasil  durante o processo de aprendizagem em Artes Visuais fez surgir à ideia de levar nossos alunos a utilizarem essa ferramenta tão comum nos nossos dias. Era uma ótima maneira para colocar em prática os elementos da linguagem fotográfica utilizando um recurso de fácil acesso para eles: suas próprias câmeras nos celulares.
Percebi que se empolgaram com a ideia de fazer uma das coisas que fazem “brincando” todo dia: fotografar!  
Aliado a uma aula-passeio aos municípios de Igarassu e Itamaracá realizada pela escola nos fez definir como objetivos do projeto um olhar sobre os monumentos históricos e culturais dessas duas cidades onde tivemos a oportunidade de conhecer a história de cada uma delas, assim como, registrar os aspectos mais significativos através da fotografia.
Igarassu
 Igarassu foi fundada em 27 de setembro de 1535 e  foi elevada a categoria de Cidade pela Lei Estadual nº 130, de 03 de julho de 1895.
Aos 26 de setembro de 1935, graças ao Projeto de Lei do então Deputado Mário Melo, a cidade de Igarassu foi considerada Monumento Público Estadual.
No dia 10 de outubro de 1972, visando proteger e resguardar o rico acervo existente em nossa cidade, o Governo Federal, através do IPHAN, tombou o conjunto arquitetônico da nucleação histórica, com uma área de 0,4 Km² (396.202 m²). O nome Igarassu é originário da língua Tupi e significa - Canoa Grande.



Igreja dos Santos Cosme e Damião, considerada a igreja mais antiga do Brasil.





Souvenir

Santos Cosme e Damião

Recolhimento do Sagrado Coração de Jesus. Fundado em 1º de março de 1742 por iniciativa do pares Miguel Rodrigues Sepúlvida e Gabriel Malagrida. Sua principal função era o de amparar e educar a juventude feminina, prestando assistência espiritual às recolhidas.

Recolhimento do Sagrado Coração de Jesus















Artesanatos feitos pelos artesãos da Casa do Artesão de Igarassu






O Museu Histórico de Igarassu foi fundado em 24 de janeiro de 1954 que atualmente ocupa três casas do Século XVIII



   Casa do Artesão - Fundada em 29 de abril e 2004 onde é coordenado pelos artesões de Igarassu.




Itamaracá

A Ilha de Itamaracá fica situada na Região Metropolitana de Recife, em Pernambuco e fica separada do continente elo c anal de Santa Cruz. Seu nome é derivado da língua Tupi e significa - Pedra que Canta.

Forte Orange

O Forte de Santa Cruz de Itamaracá, popularmente conhecido como Forte Orange, foi construído pelos holandeses em 1631, na entrada do Canal de Santa Cruz, ao sul da Ilha de Itamaracá. Ainda em taipa de pilão, recebeu esse nome em homenagem à c asa de Orange-Nassau, que governava os Países-Baixos na época.


Forte Orange

Fechado ao público cerca de dois anos para reforma  foi reaberto no dia 19 de novembro. O forte Orange, antes de 

ser reaberto, o espaço turístico, que hoje está sob a guarda 

do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional 

(IPHAN), passou por uma reforma nas instalações 

hidráulicas 

e elétricas, além da solução dos problemas administrativos. 



                                                         O Peixe-boi-marinho
Projeto Peixe-Boi Marinho

Você sabia que o peixe-boi marinho é um mamífero que pode ter até quatro metros e meio e pesar de 400 a  600 quilos? Pois é, estas entre muitas informações você pode receber no Projeto Peixe-Boi, em Itamaracá, Pernambuco. O Projeto Peixe-Boi foi criado em 1980 para avaliar a situação em que se encontrava o peixe-boi marinho no litoral brasileiro.
Criado pelo IBAMA, tem o objetivo de estudar e preservar o peixe-boi marinho. Situado próximo ao Forte Orange no sul da Ilha de Itamaracá, possui 3 oceanários onde os animais são identificados, tratados e reabilitados para a volta ao habitat natural.









                                                  Litoral da Ilha de Itamaracá




Ainda procuramos destacar a fotografia como um registro da nossa identidade, como registro da nossa história de vida.   



Praça de Beberibe
   


Praça do Derby




Nossa Escola



A escola da minha infância




Espaço cultural do bairro








Minha rua






Minha Comunidade
                                                                   
                                                                  Os Amigos                                                













                                                       






sexta-feira, 16 de novembro de 2012

ARTE NO RENASCIMENTO


              ARTE  RENASCENTISTA

-          RENASCENÇA OU RENASCIMENTO – Foi um movimento que no começo dos tempos modernos procurou renovar as artes plásticas, as letras e também a organização política e econômica da sociedade.Sob o estímulo de novas necessidades, o homem passa a se dedicar ao estudo das ciências exatas, aos conhecimentos de física, química. Mecânica. É nesse período que aparecem os relógios públicos e os de bolso. O homem começa a criar, inspirando-se na natureza e seguindo o ritmo universal da vida.
-          Aparecem então, grandes escultores, sábios, poetas, músicos, arquitetos e cientistas como Michelangelo, Brunellechi, Leon Batista Alberti e Leonardo da Vinci que também inventava e fabricava máquinas. Na Renascença, o centro das artes é Roma sob o governo dos mecenas das Artes ( nobres comerciantes que protegiam os artistas e empregavam suas riquezas nas artes e nos estudos).
-          Com a invenção da imprensa pos Gutemberg, na Renascença, a cultura se democratizou, isto é, tornou-se mais acessível, havendo maior liberdade de comunicação. Os artistas deixam de trabalhar exclusivamente para o rei e para a igreja e passa a criar mais livremente. Começam as primeiras explorações e conquistas de terras, as grandes navegações.
-          Enquanto a mentalidade do homem da Idade Média era mística e sombria, a do homem da Renascença é prática e parece trazer mais felicidade. A cultura torna-se mais liberal. Os artistas escolhem lindas mulheres como modelos, etc.
-          A ciência do Renascimento é o Humanismo, quer dizer, a ciência do homem.Movimento intelectual que colocava o homem como centro do Universo. O propósito do Humanismo era desenvolver no homem o espírito crítico e a confiança em si mesmo.
-          A precisão do desenho, a técnica do sfumato (sombreados de claros e escuros) e a presença da perspectiva, proporcionaram à pintura renascentista maior realismo.
É a partir desse movimento que o artista passa a ser dignamente pago para produzir suas obras, quer fossem elas feitas para compradores particulares, quer fossem para a igreja.
-          Esse movimento que floresceu na Itália, no final da Idade Média , entre 1300 e 1650.
-          Um dos fatores que contribuíram para essa difusão foi a invenção da imprensa, como já havia relatado anteriormente, pelo alemão Johann Gutemberg e os estudos de Nicolau Copérnico, que colocava o Sol como centro do Universo, e não a Terra, como defendia a igreja.
 A Arquitetura Renascentista – A Arquitetura Renascentista sofreu grandes transformações. Os arquitetos do Renascimento preocupavam-se em criar ambientes que mostrassem o equilíbrio das linhas, a organização matemática dos espaços e os elementos da Antiguidade Clássica na decoração.
A cúpula é um detalhe importante e constante nas construções renascentistas. O mais famoso exemplo de cúpula existente nesse período é sem dúvida a da basílica de São Pedro.
A basílica de São Pedro foi construída entre 1507 e 1607 e da sua construção participaram grandes arquitetos.
A principal característica da arquitetura do Renascimento, foi a busca de uma ordem e de uma disciplina que superasse o ideal de infinitude do espaço das catedrais góticas. Na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto em que se coloque.
Um dos arquitetos que pela primeira vez projetou edifícios que expressam esse ideal do Renascimento foi Filippo Brunelleshi (1377 – 1446). Entre seus principais trabalhos podemos destacar a cúpula da catedral de Florença , conhecida também por igreja  de Santa Maria Del Fiore, o Hospital do Inocentes e a Capela Pazzi, onde ele consegue alcançar plenamente os objetivos da arquitetura renascentista.

A Pintura Renascentista -  A pintura do Renascimento põe em evidência as três conquistas do último período gótico, a perspectiva, o uso do claro-escuro e o realismo, porém agora com  uma interpretação científica do mundo, com os princípios da Matemática e da Geometria.
Outra característica desse período, com relação a pintura, foi o surgimento de artistas com estilo pessoal, um criador individual e autônomo, que expressa em suas obras os seus sentimentos e idéias sem submissão a nenhum poder que não a sua própria capacidade de criação.
São inúmeros os artistas conhecidos do Renascimento.O primeiro pintor a exibir com realismo as suas obras foi Masaccio (1401-1428). O seu realismo é tão cuidadoso que ele parece ter a intenção de convencer o observador a respeito da realidade da cena retratada.Um exemplo disso são seus quadros Adão e Eva Expulsos do Paraíso, São Pedro Distribui aos Pobres os Bens da Comunidade e São Pedro Cura os Enfermos;
Fra Angélico (1387-1455), considerado o herdeiro de Masaccio por causa do seu interesse pela realidade humana, porém tendo uma formação cristã e conventual, suas obras tem uma tendência religiosa e por isso estão impregnadas de misticismos.Uma de suas obras mais belas é a Anunciação, que está no mosteiro de São Marcos, em Florença;
Sandro Filipepi, Botticelli (1444-1510), nasceu e viveu em Florença, Itália. Trabalhou na decoração da capela Sistina em 1481.Botticelli retratava dois temas em suas obras; a Antiguidade grega e o Cristianismo. Uma característica comum em suas obras é a leveza  dos corpos, esguios e desprovidos de força, eles parecem flutuar, expressando suavidade e graça;
Leonardo da Vinci (1452-1519), foi o talento mais versátil  do Renascimento. Desenhista, pintor, escultor, engenheiro e arquiteto, realizou vários trabalhos e pesquisas aprofundando-se nos mais diversos setores do conhecimento humano, entre eles a anatomia, botânica, mecânica, hidráulica, óptica, arquitetura e astronomia. Nas artes, seus estudos de perspectivas são considerados insuperáveis. O sfumato, a técnica de uso de tons de claro e escuros, foi utilizado em suas obras de forma magistral. Suas obras principais são Mona Lisa ou Gioconda e A Ceia de Cristo, pintada na parede do convento de Santa Maria delle Grazie, Milão;
Michelangelo Buonarroti (1475-1564),foi arquiteto, pintor, poeta e escultor, um dos maiores representantes do Renascimento.Como pintor, sua maior obra é a pintura do teto da capela Sistina;
Rafael Sanzio (1483-1520), planejava detalhadamente suas obras e fazia centenas de desenhos preliminares a partir de modelos vivos e depois transferia-os para os afrescos, conseguindo assim, formas equilibradas numa única obra.
Suas obras comunicam ao observador um sentimento de ordem e segurança, pois os elementos que compõem seus quadros são dispostos em espaços amplos, claros e de acordo com uma simetria equilibrada.Dentre suas obras mais importantes destacam-se A Libertação de São Pedro, A Transfiguração e A Escola de Atenas onde retrata um sumário gráfico da história da filosofia grega, onde aparecem Platão e Aristóteles.

 A Escultura Renascentista – Na escultura italiana do Renascimento, dois artistas se destacam por terem produzido obras que testemunham a crença na dignidade do homem; Michelangelo e Verrocchio.
























Michelangelo, enquanto escultor, procurava detalhar suas obras de forma que estas transmitissem grande dramaticidade. As suas obras mais importantes são – Davi , onde sua inspiração vem dos modelos greco-romanos e Pietà, considerada a escultura de acabamento mais elaborado de toda sua obra.

(Ver mais imagens nas postagens anteriores dos artistas) 


     




                                   

O ABSTRACIONISMO


                                              O Abstracionismo

Segundo os dicionários, arte abstrata é aquela que procura transmitir a qualidade ou propriedade de uma coisa, sem representá-la sob uma forma definida. Ou seja, é uma forma de arte que não representa objetos ou figuras concretas, próprias da nossa realidade.



Em linhas gerais, podemos dizer que abstracionismo nada mais é do que a retratação artística de algo sem que haja uma forma definida ou uma realidade concreta. Este conceito também pode se referir à arte criada no início do século XX, resultado do movimento das vanguardas européias e de sua intenção em fugir dos padrões da arte acadêmica.
Quando a significação de um quadro depende essencialmente da cor e da forma, quando o pintor rompe os últimos laços que ligam a obra à realidade visível, aquela passa a ser chamada de abstrata.



Arte abstrata ou  Abstracionismo como estilo artístico se caracteriza pela supressão da realidade e da perspectiva, pela simplificação das formas e pela representação figurativa das coisas. Aqui, não se busca a simples retratação da natureza concreta, mas sim, a criação de uma linguagem visual, dotada de suas próprias interpretações.
O abstracionismo surgiu a partir das experiências das vanguardas europeias, que procuravam romper com o rigor formal da arte acadêmica, no início do século 20. O Cubismo  foi, muitas vezes, denominado como arte abstrata porque, ainda que suas obras fossem representativas e figurativas, buscavam sintetizar os elementos da realidade natural, fugiam da simples imitação daquilo que era "concreto".



O russo Wassili Kandinsky (1866 - 1944) pode ser considerado um dos pioneiros na realização de pinturas não-figurativas.
Podemos ver certas características do abstracionismo no Cubismo. Na verdade, muitos criam que as obras eram, de fato, abstratas. Entretanto, o abstracionismo vai mais além, pois podemos observar algumas obras  que retratam figuras e objetos bastante identificáveis, por exemplo.
O abstracionismo foi responsável por nortear grande parte da arte desenvolvida nas décadas seguintes. Entre seus principais representantes, podemos citar Wassili Kandinsky (1866 - 1944), Franz Mac (1880 - 1916), Kasimir Malevich (1878 - 1935) e Paul Klee (1879 - 1940). No Brasil, o movimento teve como principais representantes Manabu Mabe (1924 - 1997) e Tomie Ohtake (1913).