segunda-feira, 14 de abril de 2014

AS 7 MARAVILHAS DO MUNDO




OS JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA


                                               
                                               O COLOSSO DE RHODES




                                            O FAROL DE ALEXANDRIA




O MAUSOLÉU DE HALICARNASSO



A PIRÂMIDE DE GIZÉ



O TEMPLO DE ARTEMIS



ESTÁTUA DE ZEUS


quarta-feira, 9 de abril de 2014

A ARTE NA GRÉCIA

A arte na Grécia

500 a 400 a.C 
“ 
.
Embora não se refira especificamente a arte, essa frase atribuída ao filósofo Pitágoras, pode ser muito bem aplicada a essência de toda a produção artística da Grécia antiga os gregos desenvolveram uma arte feita pelo homem e para o homem
Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte grega volta-se para o gozo da vida presente. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte, exprimir suas manifestações. Na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo, o equilíbrio, a harmonia ideal.


ARQUITETURA 
As edificações que despertaram maior interesse são os templos. A característica mais evidente dos templos gregos é a simetria. 
Nos templos encontramos três estilos de grande importância, estes estilos arquitetônicos são chamadas de   ordem arquitetônica , dentro do contexto da arquitetura clássica, é um sistema arquitetônico que afeta o projeto de um edifício dotando-o de características próprias e associando-o a uma determinada linguagem e a um determinado estilo histórico
- Ordem Dórica ou toscana
- Era simples e maciça. O fuste da coluna era monolítico e grosso. O capitel era uma almofada de pedra. Nascida do sentir do povo grego, nela se expressa o pensamento. Sendo a mais antiga das ordens arquitetônicas gregas, a ordem dórica, por sua simplicidade e severidade, empresta uma ideia de solidez e impotência.
- Ordem Jônica
 - Representava a graça e o feminino. A coluna apresentava fuste mais delgado e não se firmava diretamente sobre o estilóbata, mas sobre uma base decorada. O capitel era formado por duas espirais unidas por duas curvas. A ordem dórica traduz a forma do homem e a ordem jônica traduz a forma da mulher. 
- Ordem Coríntia -
 O capitel era formado com folhas de acanto e quatro espirais simétricos, muito usados no lugar do capitel jônico, de um modo a variar e enriquecer aquela ordem. Sugere luxo e ostentação.   
Os principais monumentos da arquitetura grega: 
 a) Templos, dos quais o mais importante é o Parthenon de Atenas. Na Acrópole, também, se encontram as Cariátides homenageavam as mulheres de Cária. Parthenon  
 b) Teatros, que eram construídos em lugares abertos (encosta) e que compunham de três partes: a skene ou cena, para os atores; a konistra ou orquestra, para o coro; o koilon ou arquibancada, para os espectadores. Um exemplo típico é o Teatro de Epidauro, construído, no séc. IV a.C., ao ar livre, composto por 55 degraus divididos em duas ordens e calculados de acordo com uma inclinação perfeita. Chegava a acomodar cerca de 14.000 espectadores e tornou-se famoso por sua acústica perfeita. 
 c) Ginásios, edifícios destinados à cultura física. 
 d) Praça - Ágora onde os gregos se reuniam para discutir os mais variados assuntos, entre eles; filosofia. 












 PINTURA
 A pintura grega encontra-se na arte cerâmica. Os vasos gregos são também conhecidos não só pelo equilíbrio de sua forma, mas também pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação. Além de servir para rituais religiosos, esses vasos eram usados para armazenar, entre outras coisas, água, vinho, azeite e mantimentos. Por isso, a sua forma correspondia à função para que eram destinados:  
- Ânfora - vasilha em forma de coração, com o gargalo largo ornado com duas asas;  - Hidra - (derivado de ydor, água) tinha três asas,
uma vertical para segurar enquanto corria a água e duas para levantar;   
- Cratera - tinha a boca muito larga, com o corpo em forma de um sino invertido, servia para misturar água com o vinho (os gregos nunca bebiam vinho puro), etc. 
As pinturas dos vasos representavam pessoas em suas atividades diárias e cenas da mitologia grega. O maior pintor de figuras negras foi Exéquias. 














ESCULTURA  
As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas. A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas) também foram abordadas pelos escultores gregos.

 A Vitória de Samotrácia também conhecida como Niké de Samotracia é uma escultura que representa a deusa Atena Niké
 ( Atena que traz a vitória ), cujos pedaços foram descobertos em 1863 nas ruinas do Santuário dos grandes deuses de Samotrácia, na ilha do mesmo nome, no Mar Egeu. Fazia parte de uma fonte, com a forma de proa de embarcação, em pedra calcárea, doada ao santuário provavelmente pela cidade de Rodes. Actualmente está em lugar de destaque numa escadaria do Museu do Louvre, em Paris (França).