quarta-feira, 28 de novembro de 2012

terça-feira, 27 de novembro de 2012

FOTOGRAFIA - UM PASSEIO A IGARASSU E ITAMARACÁ

Igarassu e Itamaracá através do nosso olhar

No nosso estudo sobre a fotografia, a apreciação de fotos antigas desde a chegada da fotografia no Brasil  durante o processo de aprendizagem em Artes Visuais fez surgir à ideia de levar nossos alunos a utilizarem essa ferramenta tão comum nos nossos dias. Era uma ótima maneira para colocar em prática os elementos da linguagem fotográfica utilizando um recurso de fácil acesso para eles: suas próprias câmeras nos celulares.
Percebi que se empolgaram com a ideia de fazer uma das coisas que fazem “brincando” todo dia: fotografar!  
Aliado a uma aula-passeio aos municípios de Igarassu e Itamaracá realizada pela escola nos fez definir como objetivos do projeto um olhar sobre os monumentos históricos e culturais dessas duas cidades onde tivemos a oportunidade de conhecer a história de cada uma delas, assim como, registrar os aspectos mais significativos através da fotografia.
Igarassu
 Igarassu foi fundada em 27 de setembro de 1535 e  foi elevada a categoria de Cidade pela Lei Estadual nº 130, de 03 de julho de 1895.
Aos 26 de setembro de 1935, graças ao Projeto de Lei do então Deputado Mário Melo, a cidade de Igarassu foi considerada Monumento Público Estadual.
No dia 10 de outubro de 1972, visando proteger e resguardar o rico acervo existente em nossa cidade, o Governo Federal, através do IPHAN, tombou o conjunto arquitetônico da nucleação histórica, com uma área de 0,4 Km² (396.202 m²). O nome Igarassu é originário da língua Tupi e significa - Canoa Grande.



Igreja dos Santos Cosme e Damião, considerada a igreja mais antiga do Brasil.





Souvenir

Santos Cosme e Damião

Recolhimento do Sagrado Coração de Jesus. Fundado em 1º de março de 1742 por iniciativa do pares Miguel Rodrigues Sepúlvida e Gabriel Malagrida. Sua principal função era o de amparar e educar a juventude feminina, prestando assistência espiritual às recolhidas.

Recolhimento do Sagrado Coração de Jesus















Artesanatos feitos pelos artesãos da Casa do Artesão de Igarassu






O Museu Histórico de Igarassu foi fundado em 24 de janeiro de 1954 que atualmente ocupa três casas do Século XVIII



   Casa do Artesão - Fundada em 29 de abril e 2004 onde é coordenado pelos artesões de Igarassu.




Itamaracá

A Ilha de Itamaracá fica situada na Região Metropolitana de Recife, em Pernambuco e fica separada do continente elo c anal de Santa Cruz. Seu nome é derivado da língua Tupi e significa - Pedra que Canta.

Forte Orange

O Forte de Santa Cruz de Itamaracá, popularmente conhecido como Forte Orange, foi construído pelos holandeses em 1631, na entrada do Canal de Santa Cruz, ao sul da Ilha de Itamaracá. Ainda em taipa de pilão, recebeu esse nome em homenagem à c asa de Orange-Nassau, que governava os Países-Baixos na época.


Forte Orange

Fechado ao público cerca de dois anos para reforma  foi reaberto no dia 19 de novembro. O forte Orange, antes de 

ser reaberto, o espaço turístico, que hoje está sob a guarda 

do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional 

(IPHAN), passou por uma reforma nas instalações 

hidráulicas 

e elétricas, além da solução dos problemas administrativos. 



                                                         O Peixe-boi-marinho
Projeto Peixe-Boi Marinho

Você sabia que o peixe-boi marinho é um mamífero que pode ter até quatro metros e meio e pesar de 400 a  600 quilos? Pois é, estas entre muitas informações você pode receber no Projeto Peixe-Boi, em Itamaracá, Pernambuco. O Projeto Peixe-Boi foi criado em 1980 para avaliar a situação em que se encontrava o peixe-boi marinho no litoral brasileiro.
Criado pelo IBAMA, tem o objetivo de estudar e preservar o peixe-boi marinho. Situado próximo ao Forte Orange no sul da Ilha de Itamaracá, possui 3 oceanários onde os animais são identificados, tratados e reabilitados para a volta ao habitat natural.









                                                  Litoral da Ilha de Itamaracá




Ainda procuramos destacar a fotografia como um registro da nossa identidade, como registro da nossa história de vida.   



Praça de Beberibe
   


Praça do Derby




Nossa Escola



A escola da minha infância




Espaço cultural do bairro








Minha rua






Minha Comunidade
                                                                   
                                                                  Os Amigos